TransOceânica: Trecho 5 no sentido Itaipu é aberto ao trânsito

TransOceânica: Trecho 5 no sentido Itaipu é aberto ao trânsito PDF Imprimir E-mail

novo-trecho
19/09/2016- Mais um segmento da TransOceânica foi aberto ao trânsito na tarde desta segunda-feira (19/09): o trecho 5 no sentido Itaipu da Estrada Francisco da Cruz Nunes, entre o DPO do Cafubá e o Shopping Itaipu Multicenter. No fim de semana, haviam sido concluídas a pavimentação e a pintura da pista com a sinalização.

Segundo a NitTrans, o novo trecho está funcionando em duas faixas. Os motoristas vão poder parar no local agora para irem ao comércio,e os ônibus voltarão a parar nos pontos das calçadas.

A medida também vai desafogar o trânsito na Avenida Raul Oliveira Rodrigues (antiga Avenida Sete), que vinha recebendo o fluxo de quem se dirigia para a Região Oceânica em razão da interdição de parte da Francisco da Cruz Nunes.

A outra parte do trecho 5, no sentido Largo da Batalha, já foi concluída.

Seguem em andamento as obras dos trechos 3, 7 e 8 e as intervenções de pavimentação e concretagem nos dois túneis (Luís Antônio Pimentel e João Sampaio) da TransOceânica, que já foram perfurados de ponta a ponta.

Com 9,3 km de extensão, a TransOceânica vai passar por 11 bairros e, quando concluída, vai beneficiar 80 mil pessoas por dia. Não haverá cobrança de pedágio.

A obra terá um papel importante na mobilidade de Niterói: além de 13 estações de ônibus BHS, contará com ciclovia e estará integrada à estação do catamarã de Charitas. No sistema BHS, os ônibus têm ar-condicionado, portas dos dois lados, circulam em faixas exclusivas e os passageiros pagam a passagem no terminal, antes de embarcar.

O principal ganho que a TransOceânica vai trazer para Niterói será no trajeto entre a Região Oceânica e a Zona Sul, reduzindo o tempo e a extensão pela metade. Hoje, os 18 quilômetros que separam as duas regiões são percorridos em uma hora. A obra tem custo de R$ 310 milhões, financiados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal (R$ 292 milhões); e da Prefeitura (R$ 18 milhões).