Prefeitura e Inea vistoriam obra da TransOceânica

Prefeitura e Inea vistoriam obra da TransOceânica PDF Imprimir E-mail

Técnicos de órgão estadual foram avaliar cumprimento de condicionantes do licenciamento da obra

17/02/2017 - Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fizeram uma vistoria entre a manhã e a tarde desta sexta-feira (17/2) nas obras da TransOceânica, via expressa que ligará o Engenho do Mato até Charitas.

vistoria foi acompanhada por representantes da Secretaria Executiva da Prefeitura, NitTrans e Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e serviu para que o órgão estadual pudesse verificar o cumprimento das condicionantes ambientais por parte da administração municipal em relação à obra.

A Prefeitura cumpriu ou está em curso com 125 das 127 condicionantes do órgão em relação às licenças de instalação da obra e do canteiro de obras. O relatório com as ações foi encaminhado ao Inea na última sexta-feira e tem cinco mil páginas.

Entre as exigências cumpridas ou que estão em andamento a retirada de resíduos do canteiro de obras e de material dos banheiros químicos, arqueologia, trabalho técnico-social, medição da qualidade da água, monitoramento do som,  da qualidade do ar, da fauna e da flora, equipamentos de segurança da obra do túnel (câmeras, ventiladores, sensores de incêndio), reflorestamento, entre outras.

alt

Diretor de Obras Especiais da Emusa, o engenheiro Lincon Silveira, destaca a importância da vistoria.

"Essa vistoria foi importante para que o Instituto de Ambiente conheça a obra da TransOceânica e verifique que o que encaminhamos está de acordo. Nós cumprimos ou damos andamento a 125 condicionantes desde o monitoramento da qualidade da água, ar, flora, emissão de particulas, entre outras, que estavam entre as condicionantes da licença ambiental de instalação da obra", disse.

Os técnicos do Inea percorreram toda obra, desde Charitas até o Engenho do Mato, visitaram as estações de qualidade do ar e meteorológica, o Túnel Charitas-Cafubá, o CCO do túnel e vão realizar uma reunião interna para uma avaliação de como foi a vistoria e se os dados coletados estão de acordo.

banner-02

banner-03