TransOceânica: perfuração de uma das galerias do túnel estará concluída na sexta-feira PDF Imprimir E-mail

obras

27/06/2016 - Foi anunciado na manhã desta segunda-feira (27/6) pelo prefeito da cidade que, na próxima sexta-feira (1º/07), será concluída a primeira etapa da perfuração do túnel Charitas-Cafubá e será possível atravessar uma das galerias a pé. Faltam apenas 30 metros para completar a escavação.

O chefe do Executivo municipal disse que também na sexta-feira será aberto o trânsito para carros e ônibus no trecho 4 da TransOceânica, de cerca de 500 metros, na Avenida Conselheiro Paulo Melo Kalle, entre o DPO e a rótula do Cafubá. Duas faixas laterais são exclusivas para moradores. Já a pista de concreto do BHLS terá quatro faixas para carros e ônibus provisoriamente, até que todo BHLS fique pronto.

"Estamos fazendo o maior investimento em infraestrutura da história da Região Oceânica. Acabamos com enchentes, lama e também com a falta de mobilidade. Além de abrirmos para circulação o trecho 4 na sexta-feira, que é importante para permitir o acesso dos moradores ao bairro do Cafubá, iremos fazer também a conclusão de uma etapa do túnel ligando Charitas ao Cafubá. Isso é extraordinário. Uma demonstração inequívoca de que o túnel saiu do papel após décadas de expectativa e promessas não cumpridas. Sexta-feira será um marco importante desta obra, que tem sido feita com muito planejamento, muito zelo, para que os transtornos sejam os menores possíveis", disse.

O prefeito informou também que parte do trecho 5, que vai do Multicenter até o DPO na Estrada Francisco da Cruz Nunes (sentido Centro), que ainda não está pronta, estará concluída na primeira quinzena de julho, inclusive com os postes em frente ao shopping sendo recuados.

A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, destacou a importância da obra da TransOceânica para a cidade de Niterói.

"A TransOceânica é a maior maior obra de infraestrutura de transporte coletivo da História da cidade. Ela faz a integração de duas regiões de Niterói, a das praias da Baía e a Oceânica, e ganha capilaridade com a abertura do túnel  A obra representa ainda requalificação do espaço urbano onde ela atravessa. A Estrada Francisco da Cruz Nunes vai ganhar pistas exclusivas para ônibus, travessia semaforizada, calçadas, arborização e iluminação", disse.

banner-02

banner-03